sábado, 16 de abril de 2016

Que tal matar a saudade das suas fotografias?




Bons tempos e sofrimentos da época da fotografia com filme



Às vezes reclamamos que o nosso celular está com a memória cheia e não tem mais lugar para arquivar fotos. Arquivamos milhares de imagens em nossos dispositivos e esquecemos de um tempo bem complicado pra quem gostava de registrar suas viagens, festas com os amigos e por aí vai. 

Entre na máquina do tempo do Coisa Velha que vamos fazer uma viagem na história das fotos na sua vida. Boa viagem!


Primeiro pra tirar uma foto você tinha que ter dinheiro pra comprar filmes fotográficos que davam pra tirar 12, 24 ou no máximo 36 fotos (comprar filme de 36 poses na época era pura ostentação).

Você também tinha que ter uma máquina fotográfica e as que tinham por aí nem sempre eram baratas. 


Foto com flash era luxo! A Kodak Instamatic foi uma das primeiras com o flash. O detalhe é que o flash era descartável, ou seja, pra cada foto você tinha que usar um flash. Haja dinheiro pra comprar flashs!


Nesta época a gente até tentava tirar umas selfies, mas não tínhamos visor frontal pra saber como estava a nossa posição e quase sempre a tentativa saia com a cabeça cortada na revelação.

Como você tinha que economizar fotos, você até pensava: "vou fazer 2 fotos minhas, uma eu devo acertar". Aí você revelava e a outra foto estava assim:

Não era fácil! kkkkkkkkkk

Fotos tiradas, era hora de tirar o filme da máquina. Você abria a máquina e o filme não tinha rodado, ou seja, você não tinha tirado nenhuma foto da sua viagem incrível para o litoral. 


Quando dava certo, você deixava o filme em alguma lojinha de fotografias perto da sua casa e esperava ansiosamente alguns bons dias pela revelação. E era mais dinheiro pra gastar pra revelar as fotos. Em tempos mais modernos a revelação chegou a ser em até 1 hora, era um mega blaster supimpa avanço tecnológico e também uns cruzeiros a mais pra gastar com uma revelação mais rápida. 


As fotos na maioria dos lugares vinham neste envelope da Kodak ou em um envelope verde da Fujifilm. 


Hora de colocar as fotos nos álbuns, o momento mais supimpa de todo o processo. Todo mundo se reunia pra ver os registros. 


E era aquela comemoração quando o filme de 12 poses tinha rendido 15 fotos! 


Hoje as pessoas trocam as fotos pelo whatsapp ou baixam do Facebook do amigo. Naquela época emprestávamos os negativos para o amigo revelar as fotos também. Normalmente o primeiro amigo que pegava os negativos nunca mais devolvia, né? kkkkkkk

E você guardava os potinhos dos filmes fotográficos...

... porque sempre servia pra guardar umas tranqueiras da sua casa.


E quando batia a saudade era só pegar os álbuns na gaveta.


Esperamos que tenham gostado de relembrar como fazíamos fotos antigamente. Compartilhe com os amigos que viveram com você esta época. 

E aproveitamento o momento, que tal procurar os seus álbuns de fotografia para matar a saudade?






3 comentários:

  1. As fotos que tenho da minha amada maezinha estao nesses albuns são as unicas que tenho dela que ja não esta mais ao meu lado

    ResponderExcluir
  2. Realmente era uma época que ficávamos esperando aquela foto e ai você nem aparecia na foto. Tenho meus álbuns e negativos guardados até hj. E minha mae imprimi até hoje para mostrar para as amigas dela velhinhas.

    ResponderExcluir
  3. Realmente era uma época que ficávamos esperando aquela foto e ai você nem aparecia na foto. Tenho meus álbuns e negativos guardados até hj. E minha mae imprimi até hoje para mostrar para as amigas dela velhinhas.

    ResponderExcluir

Postagens populares