quinta-feira, 18 de julho de 2013

Quem por aqui já andou em um ônibus da CMTC?



Companhia Municipal de Transportes Coletivos foi extinta em 1995

CMTC é a sigla para Companhia Municipal de Transportes Coletivos, empresa que foi responsável pela operação e fiscalização do transporte feito por ônibus na cidade de São Paulo até o ano de 1995, quando foi extinta na gestão Paulo Maluf (1993 a 1997).

A Companhia Municipal de Transportes Coletivos foi criada em 1946 sob o Decreto-Lei Municipal número 365 de 10 de outubro, que constituía a uma empresa de prestação de serviços de transporte público na cidade de São Paulo no prazo de 30 anos1 . No ano seguinte, em 12 de março, a prefeitura transfere o patrimônio da São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (então responsável pelo transportes coletivos na cidade) para a companhia. A Transferência do patrimônio só se oficializou em 1 de julho inciando as operações da CMTC.

A CMTC também é a responsável pela fabricação do primeiro trólebus brasileiro. Em 1968, o sistema de bondes em São Paulo é desativado depois de 96 anos de funcionamento.Durante esse período, a CMTC implanta um sistema de trólebus importados dos Estados Unidos da América e Inglaterra colocando em funcionamento a linha São Bento-Aclimação. Também são importados uma frota de 200 ônibus Twin Coach e um sistema de linhas de bondes setoriais começa a ser implantado com itinerários que não circulam pelo centro da cidade. A empresa tem 90% de sua frota operada em São Paulo.

8 comentários:

  1. saudades desta epoca...lembro das linha 3160 V.Prudente/Pça Sé....3015 V.Prudente/V.alpina

    ResponderExcluir
  2. Moinho Velho/República ir pegar um filminho no Marabá.

    ResponderExcluir
  3. Ai k saudades meu pai era fiscal da linha 923 ponto inicial em Santana meu Deus, meu pai tinha maior orgulho de ser funcionário da CMTC.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai trabalhou 30 anos na CMTC participou diretamente do projeto nacional de trólebus. Andei muito da linha Sé para Mooca.

    ResponderExcluir
  5. Trabalhei na CMTC-GSA (Garagem Santo Amaro) e tinha o maior orgulho de nossos ônibus double-decks (dois andares) os quais tiveram influência dos ônibus de Londres.

    ResponderExcluir
  6. Adorava subir a rua augusta de chifrudo, apelido do ônibus elétrico da CMTC na ocasião, era veloz e silencioso

    ResponderExcluir
  7. Eu estou vivendo no parque São rafael já faz. 55 anos quem lembra dos baile da sedinha. Da ruA 55 que bom que era

    ResponderExcluir
  8. Andei de CMTC e inclusive comprei nas lojas Arapuâ! Ganhava um Arapinha de presente!

    ResponderExcluir

Postagens populares